O MEU DIA DOS PAIS...



Ontem uma das minhas filhas me trouxe dois presentes. O primeiro, ao chamá-la insistentemente a fim de que se vestisse, sorriu para mim de forma generosa e disse: "Pai, você não pode obrigar as pessoas". O segundo, minutos após ter dado um nó em minha cabeça, ofertou para mim o mesmo sorriso dizendo: "Pai, você é o herói de todo o mundo"...

Ao escutar estas duas pérolas, me vi perplexo imaginando o que viria depois. Fiquei conjecturando, sob os sorrisos também perplexos de Teca, quais seriam as cenas dos próximos capítulos. Haverá um momento em que realmente não poderei obrigá-la a fazer qualquer coisa, restando-me a árdua e bela via do diálogo, da confiança e do convencimento. E ainda haverá uma fase em que não serei mais seu herói... estarei exposto, nú (eu e meus defeitos) diante de uma alma jovem, renovada, disposta a enxergar e cheia de interrogações. Como serei visto daqui por diante? Como será quando não puder responder de pronto aos seus anseios e necessidades... quando ela me perceber apenas do teu lado e descobrir que meus "superpoderes" deixaram de existir, ou melhor, nunca existiram?

Há pouco mais de três anos recebi a notícia da minha paternidade. Confesso que até hoje ainda me reconstituo do susto que levei quando soube que gêmeos viriam para este mundo. São surpresas quotidianas, pequenos presentes como os acima mencionados, que transformaram um inicial conjunto de afazeres e obrigações numa gostosa convivência.

Estou a tão pouco tempo neste ofício e já manifesto aqui as minhas incertezas. Aliás, trilho este caminho incerto desde o dia em que descobri ser pai. Para mim, ser pai é literalmente uma aventura... não podemos prever o instante seguinte... a hora seguinte... o dia seguinte na lida com os nossos filhos. Não há como prever... não há receita de bolo.

Há apenas o que dedicar e esperar... O resultado não será nunca aquilo que se espera. Afinal, filhos não são produtos - "produções" como se diz por aí - são pessoas com características próprias e uma missão a cumprir. Apenas espero que elas sejam o melhor nesta vida... serão!

Um bom dia!!!




CONVERSATION

2 comentários:

  1. Pois é Sílvio, preocupe-se em dar o melhor que puder e com certeza os bons frutos virão. Palavras de quem hoje já colhe esses frutos. Feliz dia dos pais! Beijos

    ResponderExcluir

Back
to top